150 ANOS DE SANTOS DUMONT

FAB realiza concerto em homenagem a Santos Dumont no RJ

A orquestra apresentou diversos sucessos nacionais e internacionais de artistas consagrados para um público de mais de mil pessoas
Publicada em: 07/07/2023 14:43
Imprimir
Fonte: DECEA, por Denise Fontes
Edição: Agência Força Aérea

Em uma noite de magia e cultura, a Banda de Música da Base Aérea do Galeão encantou o público, nesta quarta-feira (05/07), no Centro Cultural Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), com um concerto sinfônico em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont. O evento, realizado pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) e pela Base Aérea do Galeão (BAGL), contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; do Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto; do Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; além de autoridades militares e civis.

O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Barbacovi destacou a importância do evento. “É motivo de orgulho participar desta comemoração e ver a evolução do sistema de controle do espaço do nosso país. São vários eventos que a Força Aérea Brasileira (FAB) está realizando em homenagem ao Patrono da Aeronáutica Brasileira. Que todos nós possamos reverenciar o nosso herói, que fique em nossa memória e, principalmente, das nossas crianças para que elas entendam que sonhar é possível e também é possível realizar”, pontuou.

A orquestra apresentou sucessos nacionais e internacionais de artistas consagrados para um público de mais de mil pessoas. “Foram apresentadas músicas variadas que lembram a história de vida de Santos Dumont. Eu me sinto honrado em poder participar deste grande evento”, disse o Maestro da Banda de Música da Base Aérea do Galeão, Suboficial Ailton Santos de Castro Filho.

A programação ainda incluiu projeções de imagens da vida e da obra de Santos Dumont. Um dos momentos marcantes foi a exibição do vídeo, produzido pela Assessoria de Comunicação Social do DECEA, onde é mostrada a evolução do gerenciamento do controle do espaço aéreo brasileiro acompanhada pelo Pai da Aviação.

Ao final do concerto foi cantado o Hino dos Aviadores em homenagem ao Patrono da Aeronáutica. “As obras de Santos Dumont transcendem alguns exemplos que trouxemos aqui, mas o seu legado representa a força de vontade, a abnegação, a dedicação, sendo o maior legado que ele deixa para nós”, destacou o Comandante da BAGL, Coronel Aviador Fábio Ferreira Silva.

Para o Comandante do III COMAR, a homenagem mostra a valorização deste herói brasileiro. “É um orgulho muito grande estar apoiando estes eventos, no mês de julho, em que a Força Aérea está comemorando 150 anos do nascimento de Santos Dumont”, afirmou o Major-Brigadeiro Madureira.

Assista aqui ao vídeo do DECEA sobre a viagem inesperada do Pai da Aviação.

Fotos: Luiz Eduardo Perez e Fabio Maciel / DECEA

 

imagens/original/45810/LPZ_2979.jpg
imagens/original/45810/LPZ_3343.jpg
imagens/original/45810/_FAB2941.jpg